OMS decreta emergência de saúde pública internacional por coronavírus

Essa é a 6ª vez que a entidade aciona o dispositivo desde a criação do mecanismo, em 2005

Postado em - 30 de janeiro de 2020 - 18:10 - Sem Comentários
Foto: EPA
Foto: EPA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, na tarde desta quinta-feira (30), emergência de saúde pública de interesse internacional por causa do surto do coronavírus. O vírus já ocasionou 170 mortes na China e 8.100 pessoas infectadas. Essa é a 6ª vez que a entidade aciona o dispositivo desde a criação do mecanismo, em 2005.

Na semana passada, pesquisadores haviam decidido que ainda “não era hora” de declarar o corona vírus como emergência global. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu que houve uma divisão no painel de 16 especialistas independentes formado para analisar o avanço do coronavírus.

O encontro chegou a ser prolongado por falta de consenso. Dessa vez, a OMS entendeu que a conjuntura da disseminação do coronavírus dentro e fora na China justifica a nova medida. Ghebreyesus destacou que a declaração não é um sinal de desconfiança em relação à capacidade da China de conter a crise, mas uma reação à disseminação do coronavírus em outros países.

Na coletiva de imprensa desta tarde, ele aproveitou para agradecer aos esforços dos profissionais das redes de saúde da China, que têm trabalhado “24 horas por dia e sete dias por semana”.

Cuidados 

As recomendações da OMS são as mesmas que se aplicam para evitar a exposição a várias outras doenças. Veja a lista:

1- Limpe frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão;

2- Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço de papel — jogue o lenço fora imediatamente e lave as mãos;

3- Evite o contato próximo com qualquer pessoa que tenha febre e tosse;

4- Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure cuidados médicos e compartilhe o histórico de viagens anteriores com o profissional de saúde;

5- Se visitar mercados de animais em áreas que atualmente apresentam casos do novo coronavírus, evite o contato direto sem proteção com animais vivos e superfícies em contato com animais;

6- O consumo de produtos animais crus ou mal cozidos deve ser evitado. Carne crua e leite devem ser manuseados com cuidado, para evitar a contaminação cruzada com alimentos não cozidos, de acordo com boas práticas de segurança alimentar.

Fonte: Bahia.ba

Deixe seu comentário!

Para: OMS decreta emergência de saúde pública internacional por coronavírus


As mais visualizadas