Por falta de compromisso, ONU veta discurso do Brasil na cúpula do clima em Nova York

0
258 views
Nova Iorque – EUA, 20/09/2016. Presidente Michel Temer durante abertura do Debate Geral da 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU. Foto: Beto Barata/PR

A ONU decidiu retirar o Brasil da lista de países que irão discursar na cúpula do clima, que acontece na próxima segunda-feira (23), em Nova York. Segundo a entidade, o país brasileiro “não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”.

Segundo o enviado especial da secretaria-geral da entidade, Luis Alfonso de Alba, uma solicitação foi feita para que os países enviassem um plano para aumentar a ambição dos compromissos climáticos e, com base nos documentos que receberam, selecionaram quais países teriam discursos inspiradores.

Também devem ser vetados Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul. A lista final de discursos tem 63 países, incluindo França e Reino Unido, e deve ser divulgada ainda nesta quarta (18).

Estrategicamente agendada para a véspera da Assembleia-Geral da ONU, que começa na terça (25), a cúpula do clima foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, com objetivo de encorajar a ambição dos países, em uma conversa direta com os chefes de Estado.

As contribuições anunciadas pelos países na assinatura do Acordo de Paris, em 2015, não são suficientes para conter o aumento da temperatura média do planeta abaixo de 2ºC. As metas devem ser revistas entre 2020 e 2023. Com informações da Folha de S. Paulo.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui