Por Daniel Villas-Bôas, da Redação D3 Notícias
Manifestação acontece nos dias 2 e 3 de outubro.


Contrários a dois projetos de lei (PL) de autoria do Poder Executivo, os professores da rede estadual de ensino de Sergipe, decidiram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, que irão paralisar as atividades por 48 horas. A manifestação, ocorre nos dias 2 e 3 de outubro.
Os projetos em questão, tramitam na Assembleia Legislativa (Alese) e conforme os educadores são danosos a categoria.
Sob os números 208/2019 e 212/2019, as proposituras instituem, respectivamente, o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e o prêmio “Escola de Destaque”, o que segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), tem o objetivo de ranquear melhores e piores.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), afirma que o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) é uma das 21 propostas para a Educação contidas no Plano de Governo, documento registrado na Justiça Eleitoral por Belivaldo Chagas e Eliane Aquino, governador e vice-governadora do Estado.
A pasta acrescenta ainda, que 17 estados brasileiros possuem o sistema que se constitui num instrumento para o subsídio, formulação e monitoramento das políticas educacionais nos Estados, objetivando diagnosticar os níveis de aprendizagem dos alunos das Redes Públicas Estadual e Municipais de Ensino.