STN: Sergipe entre os 3 que mais receberam do que transferiram para estatais

0
218 views

Apesar da situação fiscal delicada, os estados mantêm 258 empresas estatais que mais oneram os cofres públicos do que trazem retorno financeiro. Segundo dados do Tesouro Nacional, os estados transferiram para essas companhias R$ 16,1 bilhões ao longo de 2018, entre reforço de capital e subvenções (dinheiro para custear as operações), e só receberam R$ 2,2 bilhões em dividendos (parte do lucro da empresa que é distribuído aos acionistas).

Os únicos estados que receberam mais recursos das estatais do que transferiram foram o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Sergipe. Por isso, diz que esses estados tiveram repasse líquido positivo.

Estados também estão cheio de estatais dependentes

Os estados também carregam um número significativo de estatais dependentes, ou seja, empresas que precisam receber dinheiro público para bancar suas operações, pois não geram receita suficiente para pagar suas despesas, como folha de pagamento e custeio em geral.

Os seis estados que mais possuem estatais dependentes são: Rio de Janeiro (11), Pará (8), Acre (7), Pernambuco (7), Distrito Federal (7) e Sergipe (7).

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/mesmo-quebrados-estados-mantem-258-estatais-que-custam-r-161-bilhoes-ao-ano/

Fonte: Gazeta do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui