Por César Machado
Funcionários da empresa de telemarketing “Alma Viva”, localizada na zona norte de Aracaju, denunciam que estão recebendo salário mínimo abaixo do valor oficial e vigente no país.
A situação, que não é recente, está sendo compartilhada em grupos de redes sociais e segundo denunciantes em publicações de um perfil denominado “correioalmavivaaracaju”, a empresa descumpre o pagamento de R$ 998, sendo que o depositado mensalmente na conta dos trabalhadores equivale a R$ 954.
Ainda de acordo com as publicações, o Ministério do Trabalho está ciente das irregularidades cometidas pela Alma Viva, porém a empresa continua “fugindo” das determinações legais.
Além disso, muitos trabalhadores reclamam de descumprimento de normas trabalhistas, a exemplo de pagamento de trabalhos em feriados e mudanças de escalas sem comunicado prévio.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações (Sinttel/Se), a categoria já está em negociação com a Alma Viva e em breve, questões salariais serão regularizadas, inclusive o reajuste do plano de saúde. Já o Ministério Público do Trabalho em Sergipe informou que existe uma Ação Civil Pública e que cabe ao judiciário adotar as medidas necessárias.

