Trotes em ligações para o Samu continuam acontecendo

0
207 views

Por César Machado

Mesmo com constantes campanhas que objetivam conscientizar a população sobre os riscos em trotes telefônicos aplicados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ainda são grandes os números de ligações falsas para as centrais que recebem as ocorrências.

É um tipo de brincadeira sem graça que pode custar uma vida. Para se ter uma ideia, de acordo com dados fornecidos pelo próprio Samu, apenas no mês de agosto foram registradas 7.870 ligações falsas, o que representa cerca de 25% de um total de 31.418 ligações.

E dentro desse redemoinho de ligações, existe os que ocupem tempo e espaço para utilizar piadas de mau gosto para com os atendentes, como por exemplo, para perguntar “se vai chover” e até mesmo “números telefônicos de agências bancarias”. E isso é uma constante, mesmo com trabalhos educativos externos.

Segundo a Superintendência do Samu em Aracaju, são realizadas em média, cinco blitz educativas por ano nas principais vias da cidade, contanto sempre com o apoio de outros órgãos públicos que trabalham com temáticas a exemplo do “Sou amigo do Samu- uso cinto de segurança”, “Sou amigo do Samu- não uso celular ao volante”, “Sou amigo do Samu- uso capacete”, “Sou amigo do Samu- não passo trotes” e “Sou amigo do Samu- dou passagem ás ambulâncias”.

O que muitos motoristas e condutores não sabem nesse caso, é que caso ocorra uma multa por abrir passagem para ás ambulâncias, o possível lesado pode recorrer da infração. Basta uma declaração ao Detran ou à Policia Rodoviária Federal informando os motivos com dia e horário e assim a multa ser retirada.

Vale um lembrete. Para engraçadinhos que seguem ambulâncias no exato momento em que elas abrem passagem no trânsito, a penalidade ainda está valendo. E nesse caso, a infração é considerada grave.

Imagem: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui